O que são drogas?

Drogas são substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", no seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógenico que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool, etc.) de uso excessivo, sendo um sinónimo assim para entorpecentes.

O que são Drogas Estimulantes?

Estimulantes - produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos activados. Exemplos: cocaína, ecstasy, crack, anfetaminas, etc.

O que são drogas depressivas?

As drogas depressivas, têm como objectivo principal, retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas. No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos (barbitúricos) e seus derivados.

O que são drogas alucinogéneas?

As drogas alucinógenas são substâncias naturais ou sintéticas capazes de actuar sobre o sistema nervoso de uma forma ainda não muito bem conhecida. A classificação mais consensualmente aceita para tal classe de substâncias psicoactivas foi proposta por Jean Delay que as classifica como Dislépticas (modificadoras) em oposição aos compostos moleculares ou moléculas cujo efeito pode ser considerado como Lépticos (estimulantes) e Analépticos (depressores). A utilização destas drogas com fins recreativos oferecem sérios riscos. Distorcem os sentidos e confundem o cérebro e afetam a concentração, os pensamentos e a comunicação. As drogas sintécticas, a exemplo do LSD e ecstasy com um grau de pureza maior podem causar a confusão da noção de tempo e de espaço e causarpsicoses. Observe-se porém que nem todas as drogas que causam alucinações são consideradas alucinógeneas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

COMENTÁRIOS

Neste espaço pode fazer comentários ao nosso blogue para que nós o possamos melhorar tendo em conta as suas sugestões ou reclamações. Agradecíamos que escrevesse um comentário, principalmente se está ou se alguma vez esteve relacionado com este mundo das drogas.

21 comentários:

Unknown disse...

muito bom o blog, isto pode e vai esclarecer dúvidas que as pessoas têm à certa das drogas. Continuem com este óptimo trabalho!

PS: vou divulgar este blog pelos meus amigos =)

Anónimo disse...

Daniel concordo contigo isto ta mesmo muito bom..
Continuem 9B ..Força =)

Anónimo disse...

Claro que está bom só podia...
9ºB Bombaaa x)

Anónimo disse...

Tá fixe xD
merecem um 5 :P
por acaso o 9ºB rulla xD mas o da minha vila eh melhor xD haha

Anónimo disse...

oi está no minimo brutal...xP
tambem vo divulgar este blog pelo pesoal..lindo!!

Anónimo disse...

xD ...pessoal...

Anónimo disse...

está espectacular...
xD

José Vieira disse...

Acho que estamos a ir muito bem. Já divulguei o blog em Partirpedra http://pedrapartida.blogspot.com/ Bom trabalho.

José Vieira disse...

...só é preciso que os outros grupos da turma publiquem também os trabalhos que estão a fazer! Bom trabalho a todos... e juízo!

Vítor Ramalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vítor Ramalho disse...

Um blogue que começa com um óptimo tema.
Nunca é demais denunciar os malefícios das drogas.
Blogar é um vício saudável, porque nos ajuda a pensar e a pensar como escrever.
Bem-vindos pois à blogoesfera e parabéns ao Zé Viera pelo “empurrão”.
Também vou ajudar a divulgar.

LUIS FERNANDES disse...

Não li tudo, mas, sobre o que li, parece-me realmente muito bom. Muitos parabéns. Sinceramente. É uma óptima iniciativa

Carlos Rebola disse...

Parabéns e força, para continuarem este trabalho, que iniciaram da melhor maneira, esclarecendo informando, com o rigor próprio de quem investigou e estudou a matéria.

Um abraço
Carlos Rebola

Anónimo disse...

Sinceramente foi dos melhores blogues que já, todo este trabalho foi graças ao empenho e esforço do 9ºB que é sem duvida a melhor turma :)

FORÇA 9ºB

Profª Mª Castelo disse...

Jovens

Estão de PARABÉNS!
Podem continuar com as vossas pesquisas e BOM TRABALHO.

Anónimo disse...

epa desculpem la kualker koisinha mas......estam novamente a trokar tudo. ha drogas e drogas..axo bem k alertem as pessoas sobre o tema da droga,mas ao menos informem-se sobre o k sao drogas e kuais os tipos mais prejudiciais.axo k deviam separar o haxixe desse grupo prejudicial pois a meu ver kem consome drogas duras prejudica-se directamente e indirectamente os k o rodeiam,enkuanto kem consome haxixe ve-se prejudicado pelos outro por um genero de descriminaçao comportamental.kontinuem a espalhar a palavra,mas bem....

Anónimo disse...

Vlw , mt bom o blog me ajudo bastante no meu trabalho da Escola sobre as drogas :D

Anónimo disse...

Las drogas hacen mal, para saber mas cerca los daños y efectos de las drogas escribas para colombianarconon@gmail.com

cantante ROBERTO SANTI disse...

SE O GOVERNO LULA CRIOU O USO DA DROGA LIVRE, ENTÃO COMO FAZER PARA COMBATER ?? SOMENTE OS TRAFICANTES SÃO PRESOS, QUANDO PEGOS,ESSA LIBERAÇÃO DO LULA FOI UM INFERNO, QUANTAS VIDAS JÁ SE FORAM, POR CAUSA DAS DROGAS !!! NÃO SOU CONTRA A DROGA ,SOU CONTRA MEUS FILHOS,MINHA MULHER, MEUS NETOS, MEUS AMIGOS USAREM.

Anónimo disse...

acesse:blogtdrogas vivendo nas trevas

Anónimo disse...

Vou alertar as pessoas baseando em minha própria experiência. A vida muda completamente de depois do Primeiro Cold Turkey, é a PIOR coisa que pode acontecer na sua mente e corpo na dependência. Sudorese, tremedeiras, despersonalização, insônia, Pressão alta, paranoia, despersonalização, dor constante, sensibilidade a luz e sons, depressão severa, corpo sem força, tontura, ansiedade extrema, falta de ar, sindrome do pãnico, alucinações (Alguns sintomas podem permanecer para o resto da vida). Durante o coldturkey absolutamente NADA tem sentido, você irá querer morrer para acabar com isso. Nem pense em sair na rua durante o coldturkey. Exemplos de drogas que podem acabar nisso: Lorazepam, clonazepam (todos benzodiazepinas) anti depressivos , heroína, Krokodil, anfetaminas, metanfetaminas, speed, LSD, speedball, crystal e muitas outras. Por favor não use drogas nunca!