O que são drogas?

Drogas são substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", no seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógenico que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool, etc.) de uso excessivo, sendo um sinónimo assim para entorpecentes.

O que são Drogas Estimulantes?

Estimulantes - produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos activados. Exemplos: cocaína, ecstasy, crack, anfetaminas, etc.

O que são drogas depressivas?

As drogas depressivas, têm como objectivo principal, retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas. No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos (barbitúricos) e seus derivados.

O que são drogas alucinogéneas?

As drogas alucinógenas são substâncias naturais ou sintéticas capazes de actuar sobre o sistema nervoso de uma forma ainda não muito bem conhecida. A classificação mais consensualmente aceita para tal classe de substâncias psicoactivas foi proposta por Jean Delay que as classifica como Dislépticas (modificadoras) em oposição aos compostos moleculares ou moléculas cujo efeito pode ser considerado como Lépticos (estimulantes) e Analépticos (depressores). A utilização destas drogas com fins recreativos oferecem sérios riscos. Distorcem os sentidos e confundem o cérebro e afetam a concentração, os pensamentos e a comunicação. As drogas sintécticas, a exemplo do LSD e ecstasy com um grau de pureza maior podem causar a confusão da noção de tempo e de espaço e causarpsicoses. Observe-se porém que nem todas as drogas que causam alucinações são consideradas alucinógeneas.

terça-feira, 24 de março de 2009

Trabalho 9ºB